Não sabemos, com precisão, quando surgiram as primeiras peças de porcelana. Entretanto, não se discute que sua origem é chinesa.
Foi durante a dinastia HAN (206 a.C. -220 d.C.), na China, que surgiu a "massa dura", composta basicamente de Feldspato e Caulim. Caracterizava-se pela sua brancura, translucidez e dureza.
Desde então, foi utilizada para fazer vasos e outros recipientes utilitários e decorativos. Extremamente frágeis possuíam extraordinário brilho e eram decorados com desenhos pintados em cores luminosas.
No final do século XIII, Marco Polo retornou à Europa, de uma de suas expedições, trazendo algumas peças do "ouro branco", como ficou conhecida a porcelana na época. A partir desse momento, iniciou-se, na Europa, a tentativa de reprodução da massa mas, somente no século XVIII os artesãos europeus tiveram sucesso na fabricação de sua primeira peça.
A porcelana passou a ser muito apreciada como arte, pelas inúmeras possibilidades de pintura, onde o artista expressa sua criatividade, imprimindo seus traços e características.
Ana Aurora
Nenhum comentário:
Postar um comentário